Como surgiu o Handebol

Homero, na Odisséia já citava o“Urânia” praticado na antiga Grécia,o jogo de bola do tamanho de uma maçã com as mãos mas sem balizas. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”. Mesmo durante a Idade Média, eram os jogos com bola, praticados como lazer por rapazes e moças.

Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol (“esprés jouaiant à balle, à la paume”). Em meados do século passado (1848), o Prof. dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras.Na mesma época os tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”.Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta, com precursor do handebo.

 O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Prof. de ginástica Berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do “Torball”.

E quando os homens começaram a pratica-lo o campo foi aumentando para as medidas do futebol. Em 1919, o Prof. Alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” com as regras publicadas
pela Federação Alemã d 
Ginástica, para o jogo com 11 jogador

Todavia, o handebol como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha,
como “Raftball”.

A primeira vez que o handebol apareceu em uma olimpíada foi em Berlim, 1936. A IHF surge em 1946/1950, e o handebol volta às Olimpíadas em Munique em 1972 (Masc), porém agora “indoor” e em 1976 (Fem) Montreal.



COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Como surgiu o Handebol"

Postar um comentário